Desde 1981, a partir da primeira semana de Junho, é comemorada a Semana Nacional do Meio Ambiente aqui no Brasil, com o objetivo de promover a participação da sociedade na preservação do patrimônio natural brasileiro. Esse é o momento ideal para refletirmos sobre como anda nosso consumo e o impacto que ele gera para todo o ecossistema.
Especialistas apontam que as grandes escalas de produção promovidas desde a revolução industrial, no século passado, geraram consequências nunca vistas em toda a história e o reflexo disso são as mudanças climáticas, poluição e a extinção de muitas espécies de animais e plantas.
Entre os principais problemas e desafios encontrados nessa pauta, são o descarte inadequado de lixo, seja ele residencial ou industrial.
Abaixo estão 3 dicas para descartar uma vedação corretamente:
1° – Descontaminação dos fluidos: A maioria das vedações, durante a aplicação, possui contato direto com vários tipos de fluidos ou graxas. No momento do descarte, é importante a limpeza do excesso desses fluídos para contribuírem com o processo de reciclagem.
2° Separar os tipos de materiais: A vedações são constituídas dos mais diversos materiais, como elastômeros, termoplásticos e aço. É importante separá-los no momento do descarte. Reserve locais adequados para cada tipo de material, para que não gerem contaminação durante o coprocessamento.
3°Contatar empresas especializadas em reciclagem: Após efetuada as duas primeiras dicas, é o momento do descarte. A maioria dos municípios possui coleta, de incentivo público ou privado, para esse tipo de serviço. Hoje podemos contar com aplicativos que facilitam a logística do processo, indicando empresas próximas de sua região.
Seguindo essas medidas, sem dúvidas você estará contribuindo e muito para a diminuição da degradação ambiental, que é um problema de todos nós. O amanhã será determinado pelas escolhas que tomamos agora.